ADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O culto do Sagrado Coração, escreveu o Cardeal Pie, é a quintessência do cristianismo; o compêndio e resumo de todo o princípio, em seu progresso e consumação, sem nenhuma outra devoção, serão identificados tão absolutamente como os do Sagrado Coração[1].

Objeto da devoção ao Sagrado Coração

O objeto de devoção ao Sagrado Coração é este mesmo Coração, inflamado de amor a Deus e aos homens. Desde a Encarnação, de fato, Nosso Senhor Jesus Cristo é o objeto da adoração e amor de todas as criaturas, não apenas como Deus, mas também como Deus-Homem.

Achando-se unida a divindade e a humanidade na única pessoa do Verbo divino, merece todas as honras de nossa adoração, tanto como homem e como Deus; e assim como em Deus todas as perfeições são adoráveis, tudo é adorável também em Cristo: seu corpo, seu sangue, suas feridas, seu coração; e por esta razão a Igreja quis expor à nossa adoração estes objetos sagrados.

O Coração de carne do Homem-Deus

Hoje, ela nos mostra de maneira especial o Coração do Salvador e quer que o honremos, quer que o consideremos em Si mesmo, como símbolo vivo da caridade. É digno de nosso culto em Si mesmo este Coração de Jesus, mesmo que seja nada mais que um pouco de carne. Não é o coração na vida natural do corpo humano, o órgão mais nobre e necessário, aquele encarregado de distribuir a todos os membros, o sangue que os vivifica, que alimenta, regula e purifica?

Adorar o Coração de Jesus é adorar, por assim dizer, em seu início, em sua própria fonte, a vida de sacrifício e imolação de nosso Salvador. É para adorar o precioso receptáculo onde as últimas gotas de sangue foram deixadas, esperando que a lança de Longino chegasse para derramar. Este Coração trespassado permanecerá para sempre, testemunhando uma vida que se doou inteiramente à salvação do mundo.

O coração da carne também ocupa um lugar preferencial na ordem moral. Sempre foi considerado como a sede da vida afetiva do homem, porque é o órgão em que todos os altos e baixos da vida reverberam com mais perfeição. As pulsações batem em ritmo harmonioso com nossos sentimentos, emoções e paixões.

A linguagem admitiu esse modo de ver; o coração é aquele que ama, que sente compaixão, sofre, quem se consagra e se entrega. E assim como a baixeza do coração é a fonte de todos os vícios, o coração nobre e distinto é a fonte da qual todas as outras virtudes fluem com amor. Jesus, homem verdadeiro, falava assim de si mesmo.

Ele ofereceu seu coração humano à nossa consideração, mostrando-o cercado de chamas ardentes e dizendo: “Eis o Coração que tanto amou os homens!”; levou-o a suportar todos os sofrimentos e misérias da humanidade, que tem pena da imensa multidão de almas, que lhe inspirou a ideia de multiplicar milagres, e de instituir a sagrada Eucaristia e fundar a Igreja, de sofrer e morrer para nos resgatar.

Se o coração é para nós o centro onde estamos reunidos, o foco a partir do qual as qualidades e virtudes irradiam, se acostumamos a venerar os corações especialmente benevolentes, quanto mais devemos honrar o Coração de Jesus, santuário e tabernáculo de todas as virtudes! Os Hinos e Ladainhas do Ofício as recordam com numerosas invocações sobre as quais refletiremos e meditaremos durante esses dias.

E para nos persuadir ainda mais da importância e utilidade da devoção ao Sagrado Coração, vamos ouvir o que um piedoso cartuxo de Tréveris, que morreu em 1461, disse. Suas palavras nos dirão tudo o que precisamos fazer para penetrar e viver de acordo com as intenções da Igreja, que são as mesmas que a seu Esposo celestial:

“Se quereis purificar-vos dos vossos pecados com facilidade e perfeição, libertai-vos de vossas paixões e enriquecei-vos com todos os bens, entrai na escola da caridade eterna… Voltai novamente, mergulhai no espírito…, todo o vosso coração e alma, no doce Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo pregado na cruz.

Este Coração transborda de amor… Por sua mediação, temos acesso diante do Pai em unidade de espírito; abraça em seu imenso amor todos os eleitos… Neste dulcíssimo Coração, toda a virtude é encontrada, a fonte da vida, o consolo perfeito, a verdadeira luz que ilumina todo homem, mas de um modo especial para aquele que vem a Ele devotamente nas necessidades e aflições da vida.

Todo bem desejável é encontrado em abundância; toda a salvação e graça vem a nós daquele doce coração, não de outra parte. É o foco do amor divino, sempre aceso no fogo vivo do Espírito Santo, que purifica, consome e transforma em seu próprio ser todos aqueles que se unem e desejam unir-se a Ele. Então, como todo bem vem a nós deste doce Coração de Jesus, deveis também referir tudo a Ele, sem se apropriar de nada… Confessareis seus pecados neste mesmo Coração, pedireis perdão e graça, lhe louvareis e agradecereis…

Por isso mesmo, beijareis frequentemente, com reconhecimento, este piedosíssimo Coração de Jesus inseparavelmente unido ao Coração divino, onde estão todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, quero dizer uma imagem deste Coração, ou o Crucifixo. Aspirais continuamente a contemplá-lo face a face, confiando vossas penas; assim atraireis a vosso coração, seu espírito e seu amor, suas graças e suas virtudes; a Ele devereis acudir nos bens e nos males, colocareis Nele vossa confiança, vos aproximareis Dele, habitareis na intimidade deles, de forma que Ele, por outro lado, se dignará a fazer sua morada em vosso coração; lá descansareis docemente e repousareis em paz.

Pois, mesmo que vos abandonem os corações de todos os mortais, este Coração fiel jamais vos enganará, nem abandonará. Não descuidareis de honrar com devotamente e invocar a gloriosa Mãe de Deus e doce Virgem Maria, para que ela se digne a obter tudo o que precisa do dulcíssimo Coração de seu Filho. Como correspondência, oferecereis tudo ao Coração de Jesus por suas mãos benditas”.[2]

 

Dom Prospero Gueranger, El año litúrgico, tomo IV, ano 1954, Burgos, pp. 145-150.

[1] Obras, t. III, p. 48.

[2] Cf. Études, t. CXXVII, p. 605.

 

Posts relacionados